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HIGIENE DO SONO: Dicas para dormir melhor!

Atualizado: 19 de out. de 2023







Veja abaixo algumas dicas que vão lhe ajudar a ter uma melhor noite de sono e dias com maior disposição.




Mantenha um horário regular de sono: tente dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive aos finais de semana.

  1. Crie um ambiente de sono adequado: certifique-se de que seu quarto esteja escuro, silencioso e a uma temperatura confortável.

  2. Evite o uso de eletrônicos antes de dormir: a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos pode afetar a qualidade do sono. Desligue a TV, o celular e o computador pelo menos uma hora antes de dormir.

  3. Reduza a ingestão de cafeína e álcool: cafeína pode afetar seu sono, especialmente se você consumir perto da hora de dormir. Álcool também pode perturbar o sono, mesmo que inicialmente ele o faça sentir sonolento.

  4. Faça atividades relaxantes antes de dormir: um banho morno, meditação ou leitura de um livro são atividades relaxantes que podem ajudá-lo a dormir melhor.

  5. Mantenha uma rotina de exercícios: exercitar-se regularmente pode melhorar a qualidade do sono, mas evite fazer exercícios intensos perto da hora de dormir.

  6. Limite as sonecas durante o dia: sonecas podem ajudar a reduzir a sonolência diurna, mas evite tirar sonecas muito longas ou perto da hora de dormir.

  7. Evite comer refeições pesadas antes de dormir: comer uma refeição pesada perto da hora de dormir pode afetar a qualidade do sono. Tente comer uma refeição leve pelo menos algumas horas antes de dormir.

  8. Considere técnicas de relaxamento: técnicas de relaxamento como a respiração profunda, ioga ou tai chi podem ajudá-lo a relaxar antes de dormir.

  9. Seja consistente: tente manter essas orientações de sono consistentemente. A consistência pode ajudá-lo a estabelecer um padrão de sono saudável e melhorar a qualidade do sono a longo prazo.


Referências:

• American academy of sleep medicine. Sleep Education: Healthy Sleep Habits. 09 Fev.2017. Acesso janeiro 2023

• Division of Sleep at Havard Medicine School. Helathy Sleep: Twelve simple tipos to imporve your Sleel. 18 Dec. 2007. Acesso janeiro 2023

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