top of page
Buscar

CPAP e VPAP - Resmed S9 - Higiene geral




Importante: Antes de iniciar qualquer procedimento de manutenção, lembre-se de desconectar o equipamento da tomada.


Manter uma rotina adequada de limpeza para o seu equipamento e seus acessórios é essencial para assegurar o funcionamento eficiente do equipamento e, acima de tudo, para preservar a sua saúde. Abaixo, destacamos os intervalos recomendados para a limpeza de cada componente, com instruções descritas sobre como executar essas tarefas:


  • Almofada Nasal: realize uma limpeza diariamente.

  • Armação da Máscara e Tubo: faça uma limpeza a cada duas semanas.

  • Copo umidificador: higienize três vezes por semana.

  • Filtro: substituição obrigatória a cada trimestre, porém, é aconselhável verificar mensalmente


Como Fazer?


Máscara, Armação e Tubo

Almofada Nasal: Realize uma limpeza diária. A almofada nasal está em contato direto com o seu rosto, tornando a higiene diária crucial para prevenir a eliminação de resíduos e bactérias.

Armação da Máscara e Tubo: Faça uma limpeza mais profunda a cada duas semanas. A parte da máscara em contato com a pele e o tubo por onde o ar flui também pode acumular sujeira ao longo do tempo. Para limpar a máscara, desmonte-a em três partes (fixador, almofada e armação) seguindo o manual da sua máscara. Lave a almofada, o fixador e o tubo com sabonete líquido neutro e água morna ou à temperatura ambiente. Enxágue minuciosamente e deixe secar naturalmente em um local arejado, evitando exposição direta à luz solar.


Lembramos que a substituição da máscara e do tubo é necessária sempre que identificar rasgos, buracos, manchas ou quando o período de uso recomendado pelo fabricante for concluído.



Higiene do Copo Umidificador

O fabricante recomenda o uso apenas de água destilada.

Encha a câmara de água até a marca indicada com água destilada. Realize a limpeza do copo umidificador pelo menos três vezes por semana. Embora o umidificador seja importante para o conforto durante o sono, a água parada pode ser propícia ao crescimento de microrganismos. Desconecte o copo do umidificador do equipamento. Lave o copo com sabonete líquido neutro e água morna ou à temperatura ambiente, removendo qualquer mancha ou sujeira. Enxágue cuidadosamente e deixe secar naturalmente sobre uma superfície plana, longe da luz solar direta.






Troca de Filtros:

A substituição do filtro é necessária a cada trimestre, porém, é aconselhável verificar mensalmente o seu estado. Em ambientes com maior concentração de sujeira, a troca pode ser mais frequente. Para substituir o filtro, remova a tampa do filtro de ar na parte traseira do equipamento, descarte o filtro antigo, insira o novo filtro e recoloque a tampa.





Recomendamos evitar o uso de produtos de limpeza mais fortes, tais como detergentes para louças, soluções contendo alvejante, álcool, condicionadores ou hidratantes. Não use esponjas rígidas. A utilização desses produtos pode acarretar danos e deixar resíduos prejudiciais.

Ao seguir estas diretrizes de limpeza, você não apenas prolongará a vida útil do seu equipamento, mas também garantirá uma terapia mais eficaz e saudável. Lembre-se sempre de consultar as instruções específicas do fabricante para assegurar a execução correta dos procedimentos de limpeza e uso dos produtos adequados.


A sua saúde e conforto durante o sono dependem da manutenção adequada do equipamento.


Esse guia de orientações serve para simplificar e otimizar as rotinas de higienização, reforçamos a importância de realizar a leitura do manual do usuário do seu equipamento. Manual do usuário AirSense S9 – Resmed - https://www.resmed.com.br/apneia/dicas-de-limpeza


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page